GESTÃO PARTICIPATIVA DE PROCESSO

  • COLEGIADO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR





MARIA NICE DE CERQUEIRA FERREIRA



SISTEMATIZAÇÃO DO QUESTIONÁRIO
CONSLHOS ESCOLARES








                Feira de Santana
2010





Sistematização
Conselhos Escolares

Considerando a realidade do Colégio Estadual de Feira de Santana, uma Escola com a história de precariedade, a qual, por um grande período ficou ameaçada de fechar as suas portas, salientamos que esta Unidade obteve salto qualitativo a partir de 2005, época quando, houve uma mobilização da maioria dos componentes dos segmentos da Escola, no sentido de “salvá-la”.
Neste momento pontual, final de 2005, inicio de 2006, mobilizados por uma campanha desencadeada pelo setor pedagógica em prol as “revitalização do CEFS”, foi organizado um grupo de professores, intitulado de Conselho Representativo de Professores do CEFS, o qual, foi criado com o objetivo de fortalecer a gestão escolar, dando suporte às ações do Colegiado. Com estas perspectivas, a partir de 2006, a atuação deste Conselho e do CRT – Conselho de Representantes de Turma e o Grêmio Estudantil, e também pela mudança da Gestão Escolar, ocorrida no início de 2007, o Colégio Estadual tomou um novo rumo. Com esta tomada de decisão coletiva, conseguimos estruturar o setor pedagógico, com a construção do PPP de forma verdadeiramente coletiva e participativa e também o regimento escolar de U.E..
Neste processo, e com esta nova estruturação, muitas conquistas foram alcançadas com a reimplantação do Curso Profissionalizante e do Ensino Fundamental, a construção e  implementação do PPP trazendo uma visão pedagógica diferenciada e mais integrativa, incluindo o trabalho pedagógico por projetos.
A visão da escola, para a comunidade, melhorou significativamente, prova disso é a elevação da matrícula que passou de, na média de 600 alunos em 2006, para aproximadamente 1.900 alunos em 2010. A participação de pais e da comunidade através das parcerias, com crescimento gradativo, o clima da escola mudou positivamente.
Atualmente, apesar de todas as dificuldades inerentes a uma escola antiga  (60 anos), estigmatizada pelo processo de sucessivos gestores, na sua maioria, com posturas ditadoras, fechadas e anti democráticas. Encontramos no apoio e na atenção dos citados conselhos a possibilidade de avanços  progressivos.
Ainda nos debatemos com os resultados institucionais, a exemplo, na ultima avaliação do IDEB, perdemos 0,4 pontos e , tem sido uma motivação para revermos o PPP da Escola.
Finalmente, devemos salientar que organizar e fazer acontecer os Órgãos Colegiados é uma prerrogativa prioritária para que a gestão escolar tenha verdadeiramente uma proposta democrática, transparente e participativa e é o que faz a escola desempenhar a sua função social, e também, define a sua concepção.
Conseguir organizar os conselhos colegiados na escola faz parte de um processo de formação em serviço, o qual estamos adquirindo aprendizagens gradativas e significativas

COLEGIADO ESCOLAR 2011


  1. COMPOSIÇÃO 
  2. PRIMEIROS ENCONTROS - CONSTRUÇÃO DE PLANO DE AÇÃO PARA ABERTURA DO ANO LETIVO 2011
  3. APRESENTAÇÃO DO COLEGIADO E PLANO DE AÇÃO - PRÉ JORNADA 2011.






 
  • CRT - CONSELHO DE REPRESENTANTES DE TURMAS
  • CPRT - CONSELHO DE PROFESSORES REPRESENTANTES DE TURMAS
  • ASSOCIAÇÃO DE PAIS
  • COMISSÃO MULTIDISCIPLINAR DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR